Laboratório - Patologia São Lucas

Desempenho entre ThinPrep e Papanicolaou convencional.

   

-   Desempenho do ThinPrep citologia cervical em base líquida, em comparação com Papanicolaou convencional: um levantamento quantitativo. 

. Gynecol Oncol 2003 julho; 90 (1) :137-44.
Fonte: Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Estadual de Nova York, em Brooklyn, Downstate Medical Center, 450 Clarkson Avenue, Box 24, Brooklyn, NY 11203, EUA.
 

     OBJETIVOS:
     O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho do ThinPrep, uma técnica de preparação de citologia em base líquida, em comparação com Papanicolaou convencionalmente preparado na detecção de patologia cervical. 

     MÉTODOS:
     Quarenta e sete artigos em língua Inglesa publicados entre janeiro de 1990 e setembro de 2002 foram identificados através de Medline e pesquisas manuais. Após a eliminação de 5 artigos não primários, 10 estudos desemparelhados, 5 artigos descritivos com dados insuficientes ou não e 3 artigos com dados que não poderiam ser reformulados em um formato consistente, restavam 24 artigos utilizáveis. Dezessete artigos continham dados comparando ThinPrep com a citologia convencional para 35.172 pacientes, e 10 artigos citologia comparação com histologia ou outros diagnósticos padrão ouro para 21.752 pacientes. Três destes artigos continham ambos os tipos de comparações. A classificação citologia padrão em: atípicos, de baixo grau (LIE-BG) e alto grau (LIE-AG) intraepiteliais escamosas e carcinoma foi aplicada, outros esquemas de categorização foram recodificados, se necessário. Estimativas de concordância, com base em cinco vias e classificações dicotômicas (normais / anormais), foram obtidos a partir dos 17 estudos com dados de citologia emparelhados. Taxas de sensibilidade e especificidade foram obtidos a partir dos 10 estudos com citologia emparelhados e os dados histológicos.

     RESULTADOS:
     Os dois métodos tendem a concordar, em 89 e 92% dos casos com base nas classificações de nível cinco e dicotômica, respectivamente. ThinPrep foi avaliado como normal em 93,5% dos casos de esfregaços convencionais normais. O 6,5% restante das lâminas ThinPrep foram classificados da seguinte forma: atípico, 4,55%; LIE-BG, 1,56%, LIE-AG, 0,36%; câncer invasivo, 0,007%. Taxas de sensibilidade, em relação à histologia, eram 68% (convencional) e 76% (ThinPrep) e especificidade foram de 79% (convencional) e 86% (ThinPrep).

     CONCLUSÃO:
     ThinPrep tende a ser mais sensível e específico do que os esfregaços convencionais na detecção de displasia cervical. Houve aumento da sensibilidade dos resultados ThinPrep em aumento de diagnóstico citológico de atípicos, LIE-BG, LIE-AG e carcinoma cervical invasivo.

Últimas NotíciasFique por dentro das novidades em nosso site.

24, JULHO de 2013
Desempenho entre ThinPrep e Papanicolaou convencional.
Um levantamento quantitativo comparando o desempenho entre o Thinprep (citologia cervical) e o Papanicolaou convencional.

button

 

22, JULHO de 2013
CFM critica vetos presidenciais e recorrerá ao Congresso
O Conselho Federal de Medicina (CFM) trabalhará para a derrubada dos dez vetos impostos pela presidente ao projeto de lei que disciplina o exercício da medicina no país. Os médicos estão preocupados por considerarem que a nova redação coloca em risco a saúde da população brasileira. Confira o parecer do presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, que conta com o apoio das demais entidades nacionais de defesa de classe.

button

 

22, DEZEMBRO de 2012
Prevenção: a melhor arma contra o câncer do colo uterino.
O acompanhamento ginecológico periódico é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero.

button

 

12, DEZEMBRO de 2012
Câncer de mama: uma ameaça real!
Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa morte entre as mulheres.

button

 

6, DEZEMBRO de 2012
CFM recomenda parto em ambiente hospitalar.
Após análise, conselheiros chamam a atenção para os riscos de partos realizados fora do ambiente hospitalar.

button

 

Em foco

quote  ...contamos com toda estrutura necessária para oferecer a Lavras e região exames anatomopatológicos e citológicos com qualidade e agilidade, sem a necessidade de deslocamentos inconvenientes de seu material para grandes centros."

Buscando sempre o melhor em nossos resultados, incentivamos sempre uma interação constante clínica, cirúrgica e/ou radiológica-patológica, através de contatos frequentes.



Últimas Notícias

Patologia São Lucas

Patologia São Lucas - Centro de Diagnóstico em Anatomia Patológica e Citologia
(35) 3826-2555
Rua Comendador José Esteves, 665
Centro - Lavras / MG - 37.200-000

Clique pra ver nossa localização
Contatos