Laboratório - Patologia São Lucas

Quem é o médico patologista?

   

Quem é o médico patologista?


     O laboratório de patologia é visto pelo paciente como uma “caixa preta”: um conjunto de equipamentos sofisticados, onde o material é recebido e o diagnóstico aparece, quase que milagrosamente, impresso em um laudo. Porém, essas interpretações e diagnósticos complicados são feitos por um profissional altamente qualificado e em constante atualização, que é o patologista.

     Nós, patologistas, somos médicos, especializados na arte e na ciência do diagnóstico. Trabalhamos em laboratórios particulares, hospitais ou universidades, auxiliados por uma equipe, composta por técnicos de laboratório e assistentes administrativos, e somos capazes de receber, analisar e emitir seus laudos anatomopatológicos. 

     Baseados nesses laudos, os clínicos e cirurgiões que acompanham os pacientes podem decidir entre as opções de tratamento. Eventualmente, os clínicos examinam com os patologistas os detalhes técnicos específicos dos laudos e, em alguns casos, discutem opções de tratamento. Freqüentemente, também precisamos entrar em contato com seu médico, para esclarecermos dúvidas e sabermos detalhes da doença. 

     Os laudos anatomopatológicos são escritos em termos técnicos específicos, pois são redigidos para que seu médico saiba sobre a doença, com exatidão. 

     Nosso dia-a-dia é lidar com materiais retirados de pacientes analisando desde pequenos fragmentos de pele ou fragmentos gástricos endoscópicos à grandes peças cirúrgicas enviadas para investigação ou estadiamento de cânceres, além de diversos exames citológicos, como o exame de papanicolaou, coletado pelo ginecologista, ou líquidos puncionados de outros órgãos, como da tireoide ou da mama.

     Embora, muitas vezes pareça que você, paciente, não tem acesso direto a nós, médicos patologistas, estamos sempre a sua disposição para esclarecer alguma dúvida sobre o laudo anatomopatológico. É muito importante a compreensão do diagnóstico.

     Por isso podemos afirmar que sem o médico patologista, a medicina moderna não pode existir! 

Últimas NotíciasFique por dentro das novidades em nosso site.

24, JULHO de 2013
Desempenho entre ThinPrep e Papanicolaou convencional.
Um levantamento quantitativo comparando o desempenho entre o Thinprep (citologia cervical) e o Papanicolaou convencional.

button

 

22, JULHO de 2013
CFM critica vetos presidenciais e recorrerá ao Congresso
O Conselho Federal de Medicina (CFM) trabalhará para a derrubada dos dez vetos impostos pela presidente ao projeto de lei que disciplina o exercício da medicina no país. Os médicos estão preocupados por considerarem que a nova redação coloca em risco a saúde da população brasileira. Confira o parecer do presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, que conta com o apoio das demais entidades nacionais de defesa de classe.

button

 

22, DEZEMBRO de 2012
Prevenção: a melhor arma contra o câncer do colo uterino.
O acompanhamento ginecológico periódico é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero.

button

 

12, DEZEMBRO de 2012
Câncer de mama: uma ameaça real!
Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa morte entre as mulheres.

button

 

6, DEZEMBRO de 2012
CFM recomenda parto em ambiente hospitalar.
Após análise, conselheiros chamam a atenção para os riscos de partos realizados fora do ambiente hospitalar.

button

 

Em foco

quote  ...contamos com toda estrutura necessária para oferecer a Lavras e região exames anatomopatológicos e citológicos com qualidade e agilidade, sem a necessidade de deslocamentos inconvenientes de seu material para grandes centros."

Buscando sempre o melhor em nossos resultados, incentivamos sempre uma interação constante clínica, cirúrgica e/ou radiológica-patológica, através de contatos frequentes.



Últimas Notícias

Patologia São Lucas

Patologia São Lucas - Centro de Diagnóstico em Anatomia Patológica e Citologia
(35) 3826-2555
Rua Comendador José Esteves, 665
Centro - Lavras / MG - 37.200-000

Clique pra ver nossa localização
Contatos