Laboratório - Patologia São Lucas

Câncer de mama: uma ameaça real!

   

Câncer de mama: uma ameaça real!     

     Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, quando diagnosticado tardiamente. 

     O câncer de mama pode atingir tanto mulheres quanto homens, mas a incidência é maior no público feminino (99%) do que no masculino (1%). 

     No câncer de mama, há perigo de ocorrer metástase, situação em que células cancerosas migram para outros órgãos (fígado, pulmão, osso, etc.). 

     A presença de nódulo (caroço) na mama sempre deve ser investigada.O ideal é prevenir, fazendo o exame de mamografia para detectar lesões não palpáveis em estágio inicial. 

     Outros sintomas são: abaulamento em uma área da mama, vermelhidão, pele com aparência semelhante ao da casca de laranja, secreção com sangue ou do tipo aquosa que sai espontaneamente pelo mamilo, presença de gânglio (íngua) endurecido na região da axila. 

     Mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de apresentar a doença. Mulheres com idade inferior a esta faixa etária, embora com menor freqüência, também podem ter câncer de mama. 

     O risco de ter câncer de mama aumenta para as mulheres que não tiveram filhos ou que não amamentaram, que fazem reposição hormonal durante a menopausa, por período superior a cinco anos, que fumam e que consomem bebidas alcoólicas. 

     Para prevenir a ocorrência de câncer de mama, mantenha o peso adequado, pratique atividade física e não fume. 

     Visite periodicamente seu médico para realização dos exames preventivos. A partir dos 30 anos, o exame físico deve ser realizado pelo médico todo ano. Se necessário, ele indicará exames complementares. 

     A mamografia é o mais importante recurso para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Após os 40 anos, esse exame deve ser realizado uma vez por ano. 

     Importante: em caso de histórico de câncer de mama na família, é necessário acompanhamento mais freqüente. Inicie os exames preventivos antes dos 40 anos.

Últimas NotíciasFique por dentro das novidades em nosso site.

24, JULHO de 2013
Desempenho entre ThinPrep e Papanicolaou convencional.
Um levantamento quantitativo comparando o desempenho entre o Thinprep (citologia cervical) e o Papanicolaou convencional.

button

 

22, JULHO de 2013
CFM critica vetos presidenciais e recorrerá ao Congresso
O Conselho Federal de Medicina (CFM) trabalhará para a derrubada dos dez vetos impostos pela presidente ao projeto de lei que disciplina o exercício da medicina no país. Os médicos estão preocupados por considerarem que a nova redação coloca em risco a saúde da população brasileira. Confira o parecer do presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, que conta com o apoio das demais entidades nacionais de defesa de classe.

button

 

22, DEZEMBRO de 2012
Prevenção: a melhor arma contra o câncer do colo uterino.
O acompanhamento ginecológico periódico é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero.

button

 

12, DEZEMBRO de 2012
Câncer de mama: uma ameaça real!
Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa morte entre as mulheres.

button

 

6, DEZEMBRO de 2012
CFM recomenda parto em ambiente hospitalar.
Após análise, conselheiros chamam a atenção para os riscos de partos realizados fora do ambiente hospitalar.

button

 

Em foco

quote  ...contamos com toda estrutura necessária para oferecer a Lavras e região exames anatomopatológicos e citológicos com qualidade e agilidade, sem a necessidade de deslocamentos inconvenientes de seu material para grandes centros."

Buscando sempre o melhor em nossos resultados, incentivamos sempre uma interação constante clínica, cirúrgica e/ou radiológica-patológica, através de contatos frequentes.



Últimas Notícias

Patologia São Lucas

Patologia São Lucas - Centro de Diagnóstico em Anatomia Patológica e Citologia
(35) 3826-2555
Rua Comendador José Esteves, 665
Centro - Lavras / MG - 37.200-000

Clique pra ver nossa localização
Contatos